Síndrome do desequilíbrio do idoso(SDI)

A queixa de tontura é mais comum nos idosos do que nas demais idades, e por isso hoje vou falar sobre síndrome do desequilíbrio do idoso, principalmente as causas, as consequências, o diagnóstico e o tratamento. Este é um texto detalhado, mas se desejar uma leitura rápida, pode clicar aqui e ir para a seção de perguntas e respostas.

Conceitos e causas do desequilíbrio do idoso (SDI)

A SDI ocorre por um processo natural de envelhecimento de todas as estruturas envolvidas nas informações e controle do equilíbrio, incluindo o próprio sistema vestibular periférico e central, mas também alterações da visão e da propriocepção e dos reflexos e integrações  entre esses sistemas.

As principais alterações do envelhecimento no equilíbrio são:

1. Reflexos do equilíbrio lentificados, principalmente a oculomotricidade (movimento ocular);
  2. Degeneração cerebelar, que provoca movimentos descoordenados;
  3. Comorbidades ortopédica, que  dificultam o reflexo vestibuloespinhal (o qual mantém a postura do indivíduo);
  4. Medicamentos que provocam tontura como efeito colateral, principalmente os que causam sonolência e sedação;
  5. Acuidade visual prejudicada , principalmente por catarata e degeneração retiniana, que dificulta o reflexo vestíbulo ocular, que estabiliza a visão durante os movimentos
  6. Outras comorbidades, mais comuns nos idosos, que podem afetar o ouvido interno, como alterações de colesterol, hipertensão arterial, diabetes, alterações tireoidiana, hipotensão ortostática (queda da pressão quando se levanta ou senta), transtornos vasculares e doenças neurológicas.
  7. Sarcopenia, ou perda de tecido muscular, e sua substituição por gordura, que contribui para perda de força e lentidão dos movimentos

O envelhecimento ocorre em todas as pessoas e é esperado, mas quando produz sintomas que limitam as atividades diárias e autonomia do paciente é considerado o diagnóstico de SDI.

Sintomas do SDI

A SDI manifesta-se por tontura crônica e persistente,principalmente nos movimentos rápidos, caracterizada por desequilíbrio na marcha, inabilidade de coordenar os movimentos e a postura, além de oscilopsia (sensação de que os objetos estão oscilando na visão).

Consequências do SDI

Por causa dos sintomas, o paciente fica mais dependente do cuidador, vai perdendo cada vez mais a autonomia, com risco grande de queda e todas as doenças decorrentes dela, além de ficar muito restrito ao leito, o que pode levar a síndrome de imobilidade do idoso.

Diagnóstico do SDI

O diagnóstico, para muitos autores, é feito por exclusão. As queixas e os achados no exame físico fornecem pistas importantes para o estadiamento do processo de envelhecimento e sua evolução.

A audiometria em geral mostra perda auditiva própria da idade.

Os exames vestibulares mostram hiporreflexia vestibular, principalmente nas provas de alta velocidade, e microescritura. Além disso, excluiu outra doença vestibular.

Tratamento do desequilíbrio do idoso (SDI)

O primeiro passo na abordagem do idoso é a resolução das comorbidades associadas. Devem ser rastreados os problemas metabólicos, visuais, auditivos, cardiológicos e articulares e corrigi-los.

Os idosos devem ser orientados a praticar exercícios físicos e estarem atentos a seus cuidados pessoais e ambientais. Para tanto, recomenda-se evitar álcool, calçar sapatos baixos e confortáveis para caminhadas, utilizar o corrimão, não encerar pisos e assoalhos, evitar tapetes, instalar luzes em corredores, evitar pequenos degraus, colocar barras de segurança no banheiro, entre outros.

A melhor opção terapêutica é a reabilitação vestibular. São exercícios que estimulam os reflexos vestibulares e sua integração com sistema visual e proprioceptivo, visando a compensação do equilíbrio corporal.

Não existe consenso em relação a medicamentos. Se for necessário, a preferência é para drogas facilitadoras da compensação do equilíbrio, como as hemorreológicas (pentoxifilina e ginko biloba) e a betaistina.