Este é um mês muito importante! Temos várias datas simbólicas:

10/11- Dia da Saúde Auditiva

11/11- Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido

12/11- Dia Nacional de Conscientização sobre Misofonia

13/11-Dia Nacional de Conscientização sobre  Hiperacusia. 

É muito importante que essas datas sejam colocadas uma ao lado da outra, já que perda auditiva, zumbido, misofonia e hiperacusia andam juntos. Além disso, são muito comuns na população (não quis colocar números porque as fontes divergem muito entre elas), mas ainda não é um hábito procurar ajuda médica nesses e muito menos valorizar essas queixas. Quantos misofônicos não são taxados de chatos pelos colegas e pela família? Quantos pacientes com perda auditiva colocam a culpa no outro que não fala bem e não na própria surdez? Quantos pacientes evitam o uso do aparelho auditivo por preconceito? Quantos pacientes adiam o início do tratamento de surdez por não valorizarem esse sintoma? Quantas pessoas perdem a audição por hábitos errados, que poderiam facilmente ser evitados? Quantas pessoas ficam isoladas por não escutar bem e não conseguir se comunicar ou por se irritar com sons do dia a dia?

É importante divulgar que saúde auditiva é coisa séria, assim como zumbido, misofonia e hiperacusia, que tem tratamento e prevenção e que quanto mais cedo forem iniciados maiores são as chances do paciente.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de conscientização da população, mas seguiremos nesse caminho devagar e sempre!

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055