DRA, FONE DE OUVIDO FAZ MAL? CAUSA ZUMBIDO?

Atualmente muita gente está em home office, usando fone de ouvido para trabalhar e não incomodar mais ninguém na casa, e com isso estou recebendo muitas perguntas em relação a esse objeto. Afinal, pode ou não pode usar fone de ouvido? Faz mal?

A resposta é: DEPENDE!

Sabemos que exposição a ruídos em tempo prolongado e/ou em intensidade elevada (volume alto) causa dano a orelha interna, lesando irreversivelmente algumas das fibras nervosas do ouvido, portando, sem possibilidade de reverter a alteração instalada. Essa lesão pode sim causar zumbido, tanto crônico (quando a exposição é contpinua em intensidade moderada), quanto agudo (quando a exposição é a uma intensidade muito alta, chamado de trauma acústico).

Os fones de ouvidos podem chegar a intensidade sonoras muito altas, comparáveis a indústrias e turbinas de avião, mas você não deve usar nesse nível. Os próprios fabricantes dos fones ou do equipamento eletrônico (celular, computador) costumam colocar um aviso sobre o volume recomendado, na embalagem ou durante o uso do equipamento. Você deve seguir essa recomendação, ou ,se não encontrar, usar na metade do volume máximo para baixo. Além disso, use sempre no menor tempo possível.

Dessa maneira, consegue fazer seu trabalho, preservar a saúde dos seus ouvidos e evitar zumbido. Tenha consciência!

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072
Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

Sua orelha coça e dói?

Pode ser micose da orelha. A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada ao aumento da

Ler mais »

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055