DRA, ZUMBIDO E TONTURA AFETAM A MEMÓRIA?

Essa é uma pergunta que recebo diariamente. Realmente, tanto os pacientes de tontura quanto os de zumbido queixam que a memória está piorando, principalmente durante as crises de piora dos sintomas. Mas por que isso acontece?

Sabemos que o ouvido é ligado aos centros auditivos no cérebro, e esses têm ligação com outras áreas cerebrais, inclusive com as áreas de memória, concentração e cognição (capacidade de raciocínio lógico e de aprendizado). Portanto, realmente quando há alteração das áreas auditivas, pode haver alteração da memória, da concentração e consequentemente da capacidade de aprendizado. Inclusive isso é trabalhado durante a reabilitação vestibular (por exemplo, pede-se para o paciente fazer uma tarefa, como andar em linha reta de olhos fechados, enquanto faz uma conta de matemática ou conta de trás pra frente). Esse também é um dos motivos pelos quais indicamos aparelhos auditivos nas perdas auditivas leves, que atrapalham pouco o entendimento de fala e conversa dos pacientes, mas atrapalham sua capacidade de aprendizado, favorecem perda de memória e demência mais precoce nos idosos. 

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055