Será que sentir tontura quando abaixa e levanta é normal?

Spoiler: NÃO! Isso pode ser sinal de labirintite sim, mas também pode ser outro tipo de doença!

“Como assim, dra?”

Vários tipos de doença do labirinto podem piorar ou serem desencadeadas por movimentos da cabeça e do corpo, como levantar e abaixar rápido. Os mais importantes são vertigem paroxística posicional benigna, enxaqueca vestibular e hipofunção vestibular, que já tem post específicos.

Mas alterações cervicais, principalmente as que causam compressão nervosa e dor no pescoço, também dão sintoma de tontura aos movimentos cervicais.

Outra possibilidade é hipotensão postural, situação na qual a pressão arterial cai muito quando a pessoa sai da posição deitada para a  posição de pé e causa, além de tontura, sensação de desmaio e fraqueza.

“Como vou saber qual e meu caso, dra?” Não tem receita milagrosa. Só uma avaliação adequada, com profissional especializado e exames específicos conseguem dar o diagnóstico de cada um! Quer saber qual e o seu caso? Marque uma consulta!

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055