Se você começou com tontura e não sabe o que fazer, vou te dar umas dicas até você consultar um médico.
1- Na hora da tontura, fique de olhos abertos e fixos em algo que não se mova. Muitas vezes, nosso instituto é fechar os olhos, para não enxergarmos as coisas rodando ou se mexendo ou caindo, mas saiba que ficar de olhos abertos faz a tontura passar mais rápido.
2- Evite movimentos bruscos da cabeça, assim como levantar e abaixar-se muito rápido, pois esses são movimentos que podem piorar a tontura.
3- Evite atitudes com risco de acidentes, como dirigir ou subir escadas. Chame ajuda!
4- Se você já tiver tido uma crise antes e tiver o medicamento que seu médico prescreveu na crise anterior, use uma dose dele (só até consultar).
5- Se estiver vomitando, use um remédio para vômito que já tenha o costume de usar. Mas se os vômitos estiverem muito fortes, há risco de desidratação e por isso é melhor ir ao hospital.
6-Tome bastante líquido (água, suco ou chá) para repor a água perdida pelos vômitos e tenha uma alimentação leve (frutas, legumes, biscoitos) para evitar novos vômitos.
7- Marque consulta com otorrino o mais rápido possível.
8- Assim que a tontura e os vômitos melhorarem, volte às suas atividades normais. Nada de ficar na cama, imóvel o dia todo! O corpo precisa de estímulo para se recuperar! Faça tudo o que costuma fazer, mas na velocidade e intensidade que aguentar nesse momento. Quanto mais imóvel, mais tempo o labirinto demora para se recuperar!
Dra Kênia Assis Chaves
Médica Otorrinolaringologista
CRMMG 52018
RQE 33072
Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento