Seu ouvido dói ou entope quando viaja de avião? Como evitar isso?

Isso ocorre pela diferença de pressão do avião (mais alta que a pressão ambiente a que estamos acostumados) e do nosso ouvido. Nosso corpo tem um sistema que equaliza essa pressão, e que depende da tuba auditiva, que é um tubo que liga o ouvido médio e o nariz. Ou seja, o nariz é extremamente  importante nesse processo.

A tuba auditiva normalmente fica fechada e se abre apenas em certas ocasiões,  como quando bocejamos ou engolimos. Para equilibrar a pressão do avião,  ela precisa ficar aberta por mais tempo que o normal. Para facilitar esse processo,  podemos mascar chiclete, tomar líquidos e, claro, ficar acordados na descolagem e na descida do avião. 

Além disso, quando estamos com o nariz entupido, seja por  resfriado, rinite ou por qualquer outro motivo,  a tuba auditiva fica inchada e não consegue se abrir completamente, impedindo o equilíbrio  da pressão externa com a pressão do ouvido,  o que não é bom, porque pode gerar uma doença chamada barotrauma. 

Então se você tiver um desconforto leve durante o voo, sem dor, e que passar rápido, pouco tempo depois de aterrissar, não precisa se preocupar. Mas se tiver dor forte, pressão persistente após a viagem ou diminuição da audição, aí vai precisar procurar um otorrino assim que chegar.

Dicas para o ouvido não entupir nem doer num voo

1- Trate seu nariz antes da viagem. Se estiver com nariz entupido, resfriado, rinite ou sinusite, vá ao otorrino antes da viagem. Ele vai tratar essas doenças e evitar lesões do ouvido pela pressão do avião.

2- Fique acordado na descolagem e descida do avião.

3- Beba água ou masque chiclete ou boceje bastante nessas horas (mas pode fazer isso em qualquer momento do voo).

4- Não faça pressão do nariz para o ouvido, nem tente assoar o nariz, pois vai piorar!

5-Procure um otorrino se o desconforto persistir quando terminar a viagem.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055