Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Você sabia que são doenças completamente diferentes?

O resfriado comum tem sintomas mais leves e de início gradual, pegando basicamente nariz e garganta, e é causado  principalmente por rinovírus e coronavírus (não é o novo coronavírus, da covid 19). O quadro clínico mais comum é de dor de cabeça, espirros, calafrios,  dor de garganta e coriza. Tardiamente cursa com nariz entupido, tosse e mal estar. Esse é o quadro que quase todo mundo tem 1 ou poucas vezes no ano. Basicamente sem gravidade e tratado apenas com sintomáticos (lavagem nasal com soro fisiológico, analgésicos, descongestionantes nasais e antialérgicos).

Já a gripe é causada pelo vírus influenza e suas variações anuais, tem início de sintomas abrupto e sintomas bem mais intensos, já que atinge também o pulmão. O quadro típico cursa com febre alta, dor de cabeça intensa, tosse intensa, dor de garganta, nariz entupido, cansaço, fraqueza, falta de ar. Esse é o quadro das pandemias, com a de H1N1 em 2010, por exemplo.  No tratamento, além dos sintomáticos, pode necessitar de antivirais, como o oseltamivir. Há vacina para prevenção, tomada anualmente pelas as pessoas de risco, como os idosos, profissionais de saúde, grávidas, crianças, imunodeficientes e outros.

Ficou com dúvida sobre qual é o seu diagnóstico? O otorrino é o melhor profissional para sanar essa dúvida e te tratar!