Tinnitus

A palavra tinnitus deriva do latim tinnire, significando tocar, zumbir. O zumbido pode ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, escutar um som que não existe no ambiente externo.
Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema.
Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos. Alguns ouvem o zumbido somente no silêncio ou quando prestam atenção em seus ouvidos; outros o ouvem o dia todo.
O zumbido é um sintoma – e não uma doença específica – o que significa que ele pode ter uma ou várias causas, como acontece com a febre ou com a dor de cabeça. Pode aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, mas é mais frequente na terceira idade. Ocorre em cerca de 25 a 28 milhões de indivíduos no Brasil.
Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles.
🤔Dúvidas sobre zumbido no ouvido?
☎️Fale com a Dra Kênia.
✅Dra Kênia Chaves
🏥Médica Otorrinolaringologista
👍CRMMO 52018 / ROE33072
📍Rua Professor Benjamin Colucci, 100, Passos, Juiz de Fora MG
☎️(32) 3215-7064
☎️(32) 3313-6007
📱(32)99118-5055 Whatsapp

Posts recentes

Rouquidão

Rouquidão ou disfonia é o sintoma mais comum de doenças nas cordas vocais. Pode ser desde uma simples infecção (laringite), uma doença benigna (como os

Ler mais »

Sua orelha coça e dói?

Pode ser micose da orelha. A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada ao aumento da

Ler mais »

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055