O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas do paciente. Ele precisar estar localizado bem no meio do nariz do paciente, separando um lado do outro. Quando esse septo não está reto e possui algum tipo de desvio, o paciente é diagnosticado de desvio de septo.
A septoplastia, ou cirurgia de correção do desvio de septo, é feita em bloco cirúrgico, com anestesia geral, e dura em torno de 1h.
Como preparo pré-operatório, o paciente faz exames de sangue, raio X de tórax, além de avaliação do anestesista e cardiologista, para avaliar se tem alguma doença ou se precisa de algum cuidado especial. O cirurgião também avalia se precisa de alguma medicação antes da cirurgia.
Depois da cirurgia, o paciente fica com splint nas narinas, que é um material de silicone que guia o septo a cicatrizar no local certo, além de possuir um orifício pelo qual o paciente respira.
Em geral, a pessoa fica afastada do trabalho por cerca de 14 dias após a cirurgia.
Normalmente o paciente retorna ao consultório 1 vez por semana no primeiro mês, e depois os retornos vão diminuindo até a alta, que ocorre em até 3 meses.
Utilize nosso novo canal e informe-se sobre desvio de septo. Ligue (32) 98457-1323.
✅Dra Kênia Chaves
🏥Médica Otorrinolaringologista
👍CRMMG 52018 / RQE33072
📍Rua Professor Benjamin Colucci, 100, Passos, Juiz de Fora MG
📱(32)98457-1323 Whatsapp
☎️(32) 3215-7064
☎️(32) 3313-6007
CINETOSE- PERGUNTAS E RESPOSTAS
O que é cinetose? Cinetose é a sensação de mal estar que sentimos quando viajamos em carros, barcos, ônibus e até avião. Pode ocorrer em