COMO É FEITA A INVESTIGAÇÃO DE ZUMBIDO?

Essa é uma dúvida muito comum das pessoas que nunca consultaram, por isso vou responder aqui essa curiosidade de vocês.

Primeiramente, essa investigação é personalizada e ocorre durante uma consulta com otorrino. Nela, você vai falar de todas as características do seu zumbido (o tipo de som que você escuta, qual lado, em que momentos ele aparece, os fatores de melhora ou piora, há quanto tempo ele começou e como começou- aos poucos ou subitamente). Além disso, vai falar quais atividades da sua vida o zumbido atrapalha, principalmente o sono, mas também trabalho, estudo e relacionamentos pessoais. 

Depois, o médico vai perguntar se tem outros sintomas associados, principalmente perda de audição, tontura, dor de cabeça ou pescoço, irritabilidade com sons e sintomas neurológicos, como perda de força e desmaio. Ele também vai investigar seu histórico de saúde e seus hábitos de vida (alimentação, exposição a ruído, atividade fisica, sono, bruxismo) e o histórico de doenças da família.

Aí chega a hora do exame físico, em que o médico vai examinar os ouvidos, pescoço e cabeça e fazer alguns testes e perguntar se seu zumbido muda durante esses testes. Se tiver outros sintomas associados, ele pode fazer outros testes específicos e avaliar outras partes do corpo. 

Com base nisso tudo, o médico decide quais exames você precisa fazer para descobrir a causa do seu zumbido.Os principais exames solicitados são:

-Audiometria;

-Exames de sangue;

-Exames de coluna cevical;

-Acufenometria;

-Pesquisa de LDL;

-PEATE ou BERA;

-Ressonância de crânio.;

-Tomografia de mastóides.

Quando você retornar com o resultado desses exames, o médico vai definir seu diagnóstico e montar um plano de tratamento personalizado para você.  Veja neste post, como é o tratamento do zumbido.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

Rouquidão

Rouquidão ou disfonia é o sintoma mais comum de doenças nas cordas vocais. Pode ser desde uma simples infecção (laringite), uma doença benigna (como os

Ler mais »

Sua orelha coça e dói?

Pode ser micose da orelha. A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada ao aumento da

Ler mais »

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055