É normal idoso sentir tontura?

Sabemos que o sintoma de tontura é mais comum na população idosa, mas até onde isso é considerado normal?

Realmente o envelhecimento provoca várias alterações  que predispõem ao sintoma de tontura, principalmente os seguintes:

  1. Reflexos do equilíbrio lentificados;
  2. Degeneração cerebelar; 
  3. Comorbidades ortopédicas;
  4. Medicamentos que provocam tontura como efeito colateral;
  5. Acuidade visual prejudicada;
  6. Outras comorbidades,  que podem afetar o ouvido interno, como alterações de colesterol, hipertensão arterial, diabetes, alterações tireoidiana, hipotensão ortostática (queda da pressão quando se levanta ou senta), transtornos vasculares e doenças neurológicas.
  7. Perda de tecido muscular, e sua substituição por gordura.

Porém, quando essas alterações provocam sintomas que limitam as atividades diárias e autonomia do paciente é considerado o diagnóstico de SÌNDROME DO DESEQUILÌBRIO DO IDOSO, que se  manifesta-se por tontura crônica e persistente,principalmente nos movimentos rápidos, desequilíbrio na marcha, inabilidade de coordenar os movimentos e a postura, além de oscilopsia (sensação de que os objetos estão oscilando na visão), dependência cada vez maior do cuidador e medo de fazer as tarefas sozinho. 

Se for o seu caso ou do seu familiar, é importante saber que hoje dispomos de vários tratamentos para manter a autonomia , independência e qualidade de vida do idoso. Procure seu otorrino de confiança para conhecê-los. 

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055