Tenho desvio de septo. Preciso operar?

O septo é a estrutura que divide o nariz em dois lados (as duas narinas) e é composta de osso e cartilagem. O normal é ser reto e dividir as narinas de forma que sejam bem simétricas. Mas até 80% da população possui algum desvio de septo, ou seja, o sejo é um pouco torto para algum dos dois lados.

Se é tão comum assim, como saber se eu preciso operar? Operamos quando esse desvio causa sintomas, principalmente os abaixo:

-Nariz entupido;

-Respiração pela boca;

-Dificuldade de praticar atividades físicas;

-Roncos e apnéia do sono;

-Dificuldade para respirar enquanto mastiga, preferindo alimentos pastosos e engolindo muito rápido (comum em crianças);

-Dor de cabeça;

-Sinusites frequentes ou crônicas.

O único tratamento disponível é a cirurgia, que é bem rápida, pouco dolorosa e com retorno rápido às atividades (10 a 14 dias). Os pacientes reclamam de nariz entupido apenas na primeira semana após a cirurgia. A alimentação é normal já no dia seguinte à cirurgia. Atividades físicas leves são  liberadas após 15 dias e  intensas após 30 dias da cirurgia.

Converse com seu médico otorrinolaringologista sobre seu caso, se há necessidade de cirurgia e como se preparar para ela.