TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO!

É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da orelha, mas essa lesão não precisa ser causadora de perda auditiva.

Por exemplo, quem tem uma alimentação rica em carboidratos, vai alterar o funcionamento da orelha temporariamente e pode causar zumbido e sensação de ouvido entupido. 

Quem se expõe muito a ruído, seja no trabalho ou por atividades recreativas, pode ter zumbido muito antes de perda auditiva. Nesse caso, o zumbido funciona como um alerta do nosso corpo que algo não vai bem e que temos que mudar nossos hábitos. 

Além disso, o zumbido começa por lesão da orelha, mas se perpetua por alterações centrais, que nada têm a ver com a primeira doença que ocorreu no ouvido. Simplificadamente o zumbido é um sinal de alerta, é como se ele falasse: “olha, tem algo errado, pode ser uma doença, algo grave, procure e trate isso logo!”. Então ele estimula muito o cérebro e não deixa o cérebro prestar atenção em outra coisa. Por isso é muito comum a doença que lesou ouvido já ter ido embora, mas o zumbido continua lá!

A investigação das causas auditivas é essencial e provavelmente a primeira a ser realizada, mas nunca deve ser feita apenas essa investigação e não se deve menosprezar os demais aspectos do zumbido.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

TODO ZUMBIDO É SURDEZ?

Quem me acompanha aqui já sabe que NÃO! É fato que para o zumbido começar, tem que ter alguma lesão ou alteração do funcionamento da

Ler mais »

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055