Você tem tontura quando mexe no celular?

Esse é um sintoma frequente e tem relação com  algumas doenças do labirinto, principalmente enxaqueca vestibular, tontura perceptual postural, cinetose e vertigem visual. Ocorre por falha no reflexo vestíbulo ocular, que é o reflexo entre os olhos e o labirinto que tem função  estabilizar a imagem dentro da retina durante o movimento da cabeça. Assim, a pessoa queixa de  vista embaçada, de não conseguir ler, de sensação de flutuação ou de que está se movendo junto com o texto. 

Cinetose é a sensação de mal estar que sentimos quando viajamos em carros, barcos, ônibus e até avião. É bem frequente na população, mas em intensidades muito  variadas.

Enxaqueca vestibular é definida pela associação de cefaléia tipo enxaqueca com episódios de tontura. Normalmente, o paciente sente vertigens ou instabilidade de começo brusco, geralmente acompanhada de náuseas e/ou vômitos, intolerância às mudanças de posição e ao movimento da cabeça e ambientes com muito movimento (corredor de supermercado, ruas lotadas, cinema, tráfego, multidões).

A vertigem visual manifesta-se com queixa de tontura crônica, do tipo mal estar, desorientação,  visão embaçada ou névoa visual (sensação de flocos de neve no campo visual), que piora em ambientes “visualmente movimentados”, como andar entre as prateleiras de supermercado, shoppings, multidões em movimento, filmes com cenas de perseguição em carros, luzes de discoteca,  telas de computador ou celular que mudam constantemente. Fotofobia (mal estar em locais com muita luz), dificuldade visuo-espacial (dificuldade de perceber distância e profundidade), aura visual (manchas na visão ou pontos cintilantes em pacientes com enxaqueca) também são queixas comuns.

No caso da tontura perpetual postural persistente, o paciente queixa de tontura não vertiginosa (desequilíbrio, instabilidade, cabeça leve) presente na maioria dos dias, hipersensibilidade ao movimento do próprio corpo ou do ambiente e piora dos sintomas com estímulos visuais complexos (tais como ambientes lotados, decoração poluída, luzes piscando) ou ao desempenhar tarefas que requeiram precisão visual (ex. ler ou usar computador). Ansiedade, fobia e depressão comumente se associam.

Todas essas doenças  têm tratamento específico e eficaz, mas diferente para cada uma delas. Portanto, se você tem esse sintoma, procure seu otorrino de confiança.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

Rouquidão

Rouquidão ou disfonia é o sintoma mais comum de doenças nas cordas vocais. Pode ser desde uma simples infecção (laringite), uma doença benigna (como os

Ler mais »

Sua orelha coça e dói?

Pode ser micose da orelha. A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada ao aumento da

Ler mais »

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefones: (32) 3215-7064 ou (32) 3313-6007

Whatsapp: (32) 99118-5055