Criança também pode ter tontura e doença do labirinto, porém os sintomas são diferentes. A criança não reclama de tontura, mas ela queja de enjôo e nausea, fica pálida, quieta, perde apetite e se recusa a brincar e comer.
As principais doenças do labirinto na infância são:
- torcicolor congênito da infância: comum em crianças de 1 a 5 anos de idade, que ficam com a cabeça inclinada para um lado, além de palidez, náuseas e vômitos, o que ocorreem crises de minutos a horas, várias vezes ao mês.
- Vertigem paroxística benigna da infância (VPBI): comum em crianças de 5 a 8 anos de idade, com sintoma de vertigem, sensação das coisas estarem rodando, palidez, náuseas e vômitos, em crises de curta duração (minutos), mas várias vezes ao longo da vida. Tende a melhorar espontaneamente, a medida que a criança cresce. Essa doença aumenta o risco da criança desenvolver enxaqueca quando mais velha.
- Enxaqueca vestibular: em crianças mais velhas, a partir de 7 anos e adolescentes, cursa com crises de tontura, que podem ser de várias tipos, de duração variável (minutos a dias), podendo ser precedida ou acompanhada de dor de cabeça do tipo enxaqueca, náuseas, vômitos, fono e fotofobia (piora com som e luz forte).
Dra Kênia Assis Chaves
Médica Otorrinolaringologista
CRMMG 52018
RQE 33072