Vertigem visual- perguntas e respostas

1-O que é vertigem visual?

Nosso equilíbrio é feito pelo sistema vestibular, visão e propriocepção. Em geral, o sistema vestibular é predominante, mas certas pessoas dão preferência às informações visuais, o que gera um tipo específico de  tontura, chamada de vertigem visual, ou dependência visual ou ainda tonturas visual.

2- Quais são os sintomas de vertigem visual?

Pacientes queixam  tontura crônica, do tipo mal estar, desorientação,  visão embaçada ou névoa visual (sensação de flocos de neve no campo visual), que piora em ambientes “visualmente movimentados”, como andar entre as prateleiras de supermercado, shoppings, multidões em movimento, etc. Fotofobia (mal estar em locais com muita luz), dificuldade visuo-espacial (dificuldade de perceber distância e profundidade), aura visual (manchas na visão ou pontos cintilantes em pacientes com enxaqueca) também são queixas comuns.

3- Quais as causas de vertigem visual?

Pode ocorrer de maneira espontânea, mas muitas vezes ocorre no processo de recuperação de uma doença do labirinto, especialmente  tontura perceptual postural

persistente, mas também  migrânea vestibular e hipofunção vestibular. O paciente diz que muda o tipo de tontura. Por exemplo, no início o paciente queixava de tontura aos movimentos da cabeça, mas depois de um tempo começa a ter tontura quando anda em rua movimentada. 

4- Como é feito o diagnóstico de vertigem visual?

A posturografia dinâmica ou a vertical visual subjetiva dinâmica dão o diagnóstico de certeza, mas não são exames facilmente disponíveis no nosso dia a dia, motivo porque muitas vezes o diagnóstico é feito pelos sintomas e história clínica. 

Aparelho de posturografia dinâmica – retirada de https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.redalyc.org%2FjatsRepo%2F929%2F92958955014%2Fhtml%2Findex.html&psig=AOvVaw2mMN00RFveB5IGbluFG5o1&ust=1606079271971000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMCA7NrFlO0CFQAAAAAdAAAAABAK

Posições testadas no exame de posturagrafia dinâmica- retirada de https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Farquivosdeorl.org.br%2Fconteudo%2Facervo_port.asp%3Fid%3D454&psig=AOvVaw2mMN00RFveB5IGbluFG5o1&ust=1606079271971000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMCA7NrFlO0CFQAAAAAdAAAAABAD

5- Qual é o tratamento de vertigem visual?

O tratamento é com reabilitação vestibular, através de exposição progressiva aos estímulos de movimento visual e ao conflito visuovestibular, além de estímulos optocinéticos. Além disso, é importante o tratamento da doença vestibular subjacente e, às vezes, uso de medicações, como antidepressivos. 

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Posts recentes

Reabilitação Vestibular

Vocês já repararam que eu indico reabilitação vestibular/labiríntica para vários tipos de tontura, não é? Neste post vou explicar mais sobre esse tratamento e porque

Ler mais »
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com minha equipe