Você tem labirintite e quer evitar uma crise? Segue essas orientações:
1- Evite abusar de carboidratos (doces e massas). Isso ocorre porque o ouvido, assim como o cérebro só trabalha com açúcar (glicose), então é muito sensível a variações do açúcar do sangue, tanto aumento quanto diminuição do açúcar.
2-Tome bastante líquido (especialmente para quem tem doença de menière)
3-Evite jejuns muito prolongados. Jejum intermitente é bom para muitas doenças, mas em pessoas sensíveis, pode causar tontura. Por depender tanto do açúcar, o labirinto demorar a se adaptar a uma dieta lowcarb ou de jejum prolongado. Por isso, se você tem alguma doença do labirinto e quer fazer alguma dessas dietas, vá devagar, procure acompanhamento adequado e só faça isso quando estiver com sua doença muito controlada.
4-Evite excesso de sal na dieta.
5- Faça atividades físicas regulares, pois elas exercitam o labirinto também.
6-Cuide da saúde mental, pois estresse, ansiedade, depressão são conhecidos fatores de risco para novas crises de tontura. Faça atividades relaxantes, como meditação, mantenha as atividades que te dão prazer e ajuste as atividades do dia a dia sempre que estiverem estressantes.
7- Cuide da saúde como um todo e faça check-ups pelo menos 1×/ano, para evitar doenças que podem interferir no funcionamento do labirinto, como problemas de tireoide, por exemplo.
Dra Kênia Assis Chaves
Médica Otorrinolaringologista
CRMMG 52018
RQE 33072