Nariz entupido

A queixa de nariz entupido é uma das mais frequentes do consultório e impacta muito na qualidade de vida porque provoca dificuldade para respirar, dificuldade para fazer exercícios físicos, roncos, dor de garganta frequente e, em crianças, até alterações faciais e dentárias pelo hábito de respirar pela boca.

AVALIAÇÃO MÉDICA

A causa da obstrução nasal é avaliada primeiro na consulta médica, durante o exame físico e das queixas do paciente, mas deve ser complementada com exame de imagem, que pode ser videoendoscopia nasal ou tomografia da face.

O primeiro exame é feito no consultório médico, e filma o nariz por dentro, vendo melhor as alterações dentro das narinas, como as secreções,  os pólipos, os tumores, a adenoide e o impacto do desvio de septo. Já a tomografia é feita em clínica própria, usa radiação, mas vê melhor os ossos da face e as sinusites crônicas. Portanto, são exames que se complementam.

CAUSAS MAIS COMUNS DE NARIZ ENTUPIDO EM ADULTOS

Nos adultos,as causas mais comuns são:

• desvio de septo (estrutura no meio do nariz, que o divide em 2 narinas).
  • Rinite alérgica (que provoca aumento dos cornetos nasais, além de secreção nasal)
  • rinite medicamentosa, causada por uso crônico de descongestionante nasal.
  • pólipos nasais, sejam por sinusite crônica ou de causa tumoral.

CAUSAS MAIS COMUNS DE NARIZ ENTUPIDO EM CRIANÇAS

Já nas crianças as causas são:

• Aumento de adenóide : adenóide é um órgão que temos entre o nariz e a garganta que tem função de proteção contra infecções respiratórias, Costuma ser maior em crianças até 7 anos de idade, quando pode ficar tão grande a ponto de atrapalhar a respiração.
  • Aumento das amígdalas: são as glândulas no final da boca, que também tem função de proteção contra infecções e também tendem a ser maiores nas crianças até os 7 anos e também podem crescer e atrapalhar a respiração.
  • Rinite alérgica

RESPIRAR DE BOCA ABERTA CAUSA DEFORMIDADE NO ROSTO

As crianças não têm os ossos da face completamente formados, por isso quando tem o hábito de sempre respirar pela boca, acabam provocando uma face característica, que é chamada de face adenoideana, com o rosto muito alongado, queixo retraído, dentes protrusos (para fora), lábios e musculatura ao redor da boca muito flácidos,.língua pra fora e céu da boca (palato) muito arqueado (profundo). Muitas dessas alterações conseguem ser revertidas com ortodoxia e fonoterapia e retorno da respiração nasal, mas é um tratamento muito longo (anos) e nem sempre completamente corretivo. Por isso, o melhor é tratar logo no início, antes que essas alterações se instalem.

QUAL É O TRATAMENTO PARA NARIZ ENTUPIDO?

Cada uma das causas descritas acima tem um tratamento especifico. Vou falar rapidamente aqui, mas tem posts específicos de cada um (colocar link pro post de cada assunto):

• Desvio de septo: o único tratamento e a cirurgia, chamada de septoplastia (leia mais aqui- colocar link)
  • Rinite alergica: tratada com hábitos que evitam exposicao aos fatores que provocam alergia, lavagem nasal com soro fisiológico, além de medicamentos (principalmente corticoides nasais, antileucotrienos, antialérgicos e imunoterapia).
  • Rinite medicamentosa: parar de usar vasoconstritor e tratar a causa do nariz entupido
  • Pólipos nasais: tratamento com medicações (principalmente lavagem nasal com budesonida, lisados bacterianos) e cirurgia (polipectomia endoscopica)
  • Aumento de adenóide: pode ser tentado corticoide nasal ou cirurgia
  • Aumento de amígdalas: o único tratamento e cirurgia (amigdalectomia)

É importante dizer que todas essas causas têm tratamento eficaz. Portanto, não há motivo pra ficar sofrendo! Procure seu médico otorrinolaringologista e comece seu tratamento!

Dra Kênia Assis Chaves,Médica Otorrinolaringologista, explica melhor no video.

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento.