Quais são as principais doenças da voz?

Disfonia é qualquer alteração da voz. Dividimos em :

  1. Funcionais: por uso inadequado da voz. São as mais frequentes e podem ocorrer por:
    • alteações psicológicas;
    • pessoas que modificam propositalmente a voz, seja para imitar alguém ou porque não gosta da sua voz natural;
    • alterações estruturais mínimas: alterações antômicas muito pequenas, cuja única alteração é da voz, muito discreta, e muitas vezes apenas profissionais da voz vão perceber. Os mais importantes são:
      • cisto epidermoide: acúmulo de tecido epitelial na borda da prega vocal, gerando um abaulamento local. São unilaterais e o tratamento é com fonoterapia e cirurgia.
      • sulco vocal (no video é o que eu chamdo de sulco estria): pequena depressão nas pregas vocais, alterando a vibração da prega vocal e, por isso, leve alteração da voz. Poucas vezes é necessário tratar, com cirurgia e fonoterapia.
      • microdiafragma: porção de pele ligando as duas pregas vocais, na sua porção mais anterior. Quando necessário tratamento, é através de cirurgia.
      • vasculodisgenesia: vaso sanguíneo muito evidente e saliente na prega vocal. Quando necessário, o tratamento é com cirurgia.
  2. Mistas ou organo-funcionais: quando o uso inadequado da voz gera lesões anatômicas nas pregas vocais. Os mais comuns são:
    • nódulos vocais: popularmente chamados de calos vocais, correspondem a um espessamento na área de maior trauma entre as pregas vocais (entre o terço médio e terço posterior) causado por técnica vocal inadequada, ou seja, por usar muita força para falar. O tratamento é essencialmente com fonoterapia. Raramente é necessário cirurgia, apenas quando não há sucesso da fonoterapia.
    • pólipos vocais: pequenos tecidos aderidos a prega vocal, prejudicando o contato entre elas e formando fendas vocais. O tratamento é com fonoterapia e cirurgia.
    • edema de Reinke: típico dos tabagistas, é o inchaço das pregas vocais, bilateral, simétrico, causado pelo cigarro. Mais comum em mulheres e provoca uma voz masculinizada e grossa. O tratamento é parar de fumar, fonoterapia e cirurgia.
  3. Anatômicas: como tumores, traumas e malformações.

Qualquer rouquidão ou alteração da voz deve ser avaliada pelo médico otorrinolaringologista através de um exame chamado videolaringoscopia ou videonasolaringoscopia, que filma as pregas vocais e visualiza as lesões descritas acima. Através dele o otorrinolaringologista vai indicar o melhor tratamento para o paciente.

Dra Kênia Assis Chaves

CRMMG 52018

RQE 33072

Posts recentes

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefone principal e Whatsapp : (32) 998457-1323

Outro telefone: (32) 99945-5774

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?