Já citei em outros posts que algumas alterações cervicais podem causar sintomas de tontura. Neste post explicarei como isso ocorre, os principais sintomas e as formas de diagnóstico e de tratamento.
O QUE SÃO AS SINDROMES CERVICAIS?
São um grupo de doenças que podem gerar tontura (em seus diversos tipos), cuja lesão encontra-se no segmento cervical.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Tontura provocada por movimentos cervicais e cefálicos, em geral associada a dor cervical e de cabeça, mais comum após os 40anos. Também pode ocorrer zumbido, dormência em face ou membros superiores.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é realizado pela junção do tipo de queixa do paciente, dos achados do exame físico (contraturas e pontos dolorosos, assim como movimentos limitados e que desencadeiam sintomas de tontura), dos resultados dos exames otoneurológicos (normais ou hiperreflexia à prova calórica ou sinais de doenças centrais) e exames de imagem da região cervical (em geral rx, ressonância, tomografia, angiografia ou ultrassom com doppler de carótidas e artérias vertebrais).
QUAIS SÃO OS MECANISMOS CERVICAIS QUE CAUSAM TONTURA?
1-ESTIMULAÇÃO DO SIMPÁTICO CERVICAL POSTERIOR: O plexo cervical é um conjunto de fibras nervosas que inerva algumas partes do pescoço e tronco, localizado na parte de trás do pescoço. Lesões de artroses cervicais (chamadas popularmente de bico de papagaio) podem estimular esse plexo e fazer a artéria vertebral se contrair e diminuir o sangue que chega no labirinto.
2-INSUFICIÊNCIA VERTEBROBASILAR: A estenose (diminuição do calibre) da artéria vertebral, que leva sangue para o labirinto, causa tontura, e pode pode ocorrer por alterações ósseas cervicais (osteófitos), compressão mecânica por rotação da cabeça, placas de colesterol, além das malformações
.
3-DISFUNÇÃO PROPRIOCEPTIVA: O proprioceptores são receptores que informam a posição do corpo no espaço, de forma consciente, localizados nos músculos e nas articulações.Se eles são estimulados de maneira anômala, eles provocam desorientação, que é um conflito das informações vestibulares, proprioceptivas e visuais.
QUAIS SINDROMES ESSES MECANISMOS GERAM?
As principais são:
Síndrome do simpático cervical posterior ou de Barré-Liéou
Roubo da subclávia
Escalenos
Malformações da cavidade occipitovertebral
Compressões extrínsecas
Grisel
Whiplash
Kimerli-Saratini
Síndrome da insuficiência vertebrobasilar
Essas síndromes não serão detalhadas aqui, por serem muito específicas e exigirem conhecimentos muito complexos
COMO Ė FEITO O TRATAMENTO?
Cada uma dessas síndromes tem tratamento específico e é importante que sejam logo diagnosticadas, pois o manejo é completamente diferente das doenças do labirinto.
Dra Kênia Assis Chaves
Médica Otorrinolaringologista
CRMMG 52018
RQE 33072